quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Jogos de computador para Cegos


Não sei se esta é uma realidade conhecida, mas decidi escrever este artigo para dar a conhecer e talvez para orientar alguns interessados para este novo mundo que é uma fonte de bem-estar que nos transmite um sentimento de muita igualdade principalmente para os jovens invisuais!

Na Adolescência a maioria dos jovens começa a aderir aos jogos de playstation e do género, mas para os invisuais era impossível pois os jogos são baseados em visualização e muita técnica.
Mas agora tudo mudou, muitos produtores (a maioria de países anglo saxónicos) criaram o fenómeno dos “acessible games” ou seja jogos que são totalmente acessíveis para pessoas sem visão.E porquê? Simplesmente porque estes são jogos totalmente áudio onde a informação é totalmente sonora.

Para começar gostaria de indicar o site da comunidade de jogadores e produtores de jogos para invisuais:http://www.audiogames.net/Este site (de língua inglesa) tem informação sobre todos os jogos existentes bem como descrições e links para o download dos mesmos. É uma excelente fonte para principiantes porque tem tudo o que devemos saber para nos orientarmos consoante os nossos gostos.

Não vou aqui dizer nem descrever os tipos de jogos que existem porque precisaria de escrever um artigo muito longo que poderia ser algo monótono mas diria para dar uma ideia que existem em versão áudio todos os tipos de jogos que existem para as pessoas com visão.

Existe também um portal com um excelente jogo que é um simulador de corridas que está traduzido em português. O jogo chama-se Top Speed 2 e pode ser encontrado em:http://www.playinginthedark.net/

Outros jogos que são muito interessantes podem ser encontrados em páginas como:http://www.kitchensinc.net/http://www.pb-games.com/http://www.vipgameszone.com/http://www.gmagames.com/http://www.lighttechinteractive.com/http://www.l-works.net/

Existem muitos outros mas não seria interessante indicá-los todos porque seria uma lista interminável, são mencionados apenas os mais interessantes. Se o tema interessar volto a escrever com mais informações.

Antes de terminar gostaria de mencionar um jogo on-line que está a ganhar cada vez mais adeptos que é um jogo que não é especificamente pensado para cegos mas que é perfeitamente acessível para os nossos leitores de ecrã e ainda por cima está traduzido em muitas línguas entre as quais o português. Neste jogo totalmente gratuito que é jogado no browser da Internet, somos um treinador de uma equipa de futebol e acompanhamos a nossa equipa na liga contra outros utilizadores.
Joga-se emhttp://www.hattrick.org/

Espero que as informações tenham sido úteis..
Tereza e Diogo

1 comentário:

C disse...

oLaHh priminha!!! bem isto nao é da minha prima, mas comento a mesma, voces sao tao materialistas man, claro que ajuda os cegos a integrarem-se no normal, e nao digo isto cmo forma de descriminaçao mas o facto é que sao diferentes e muitas vezes precisam de "cuidados especiais"mas é a tal coisa, muitos adolescentes começam a sua vida de droga, e eu nunca vi nenhum cego drogado, dêm droga em x de fazerem jogos(ai nao que a droga é má) pois é, ms os jogos tambem de certa forma, cego que é cego tem que andar por ai a...cheirar e tocar nas coisas pra as conhecer.(acho muito bem que façam jogos pa cegos)
eu tenho uma gatinha cega e ela as vezes anda batendo em todo o lado porque na tem quem a guie, mas á partes da casa k ela conhece msm tando cega e se mexe mai rapido que eue na toca em nada com isto quero dizer que os cegos precisam de droga.
Acho o vosso tema interessante e acho que é uma grande evoluçao para igualdade da diferença!
para finalizar deixovos umas curiosidades sobre a lagosta castanha.

A lagosta-castanha (Palinurus elephas) é uma das mais de 30 mil espécies de crustáceos descritas e uma das mais de 1 milhão de espécies de artrópodes existentes. Apesar de “diluída neste mar de espécies”, a sua dimensão, o exotismo e... o sabor tornam esta espécie alvo de atenção especial por parte do mergulhador e do caçador submarino.Este animal possui um esqueleto exterior rijo (exosqueleto) e numa peça, a carapaça, une o cefalotórax. Esta carapaça, de forma aproximadamente cilíndrica, possui diversos espinhos. O abdómen é articulado e termina numa peça de nome telson ladeado por urópodes. Possui, na parte anterior da carapaça, duas longas antenas frontais semelhantes a chicotes. Possui cornos (em biologia não é uma grosseria dizer “cornos”) de forma triangular, localizados na parte anterior do corpo, que são separados por um espaço denticular no bordo interno. Estes cornos servem de armadura de protecção em relação aos olhos. O rostro é mediano, rudimentar, de pequenas dimensões. O quinto par de patas locomotoras é o mais curto e nas fêmeas possui pinças (que servem para manipular os ovos). Os caracteres morfológicos externos são suficientes para permitir distinguir entre machos e fêmeas. A cor é vermelho-acastanhada. Possui duas grandes manchas amareladas em cada segmento abdominal. O comprimento total pode chegar aos 50 cm, embora seja difícil encontrar animais com mais de 35 a 40 cm.



Na Europa dificilmente poderá confundir a lagosta com outra espécie. É que esta é a única espécie de lagosta que está registada para as águas menos profundas da Europa. O animal mais parecido que frequenta as nossas águas é o lavagante, mas as diferenças nas tenazes, por exemplo, são tão grandes que tornam os animais inconfundíveis. Caso encontre uma lagosta incomum, tente fotografá-la e envie a informação à unidade de investigação mais próxima da zona de registo. No norte de África poderá ser encontrada, dentro dos limites de distribuição da lagosta verde, a espécie Palinurus regius, mas não em Portugal (embora algumas referências apontem para a presença desta espécie em França e Espanha).



O seu comportamento social é em geral gregário. A espécie apenas efectua movimentos limitados e concentrados durante a noite para se alimentar e reproduzir. A preferência pelo período nocturno, especialmente nos indivíduos mais jovens, está relacionada com a tentativa de evitar eventuais predadores. As migrações maciças, típicas das espécies das Caraíbas, não foram ainda detectadas para a espécie europeia, embora a densidade costeira diminua com o final do período de reprodução, voltando a aumentar na Primavera. Nalgumas espécies das Caraíbas foram detectados indícios de um sistema muito complexo na orientação destas espécies que permitem não apenas detectar uma linha de rumo como também determinar a sua posição geográfica. As experiências incluíram a transladação de animais de um lado para outro no sentido de verificar se o movimento se dava com a mesmo rumo. Nessas experiências, os cientistas detectaram que os animais faziam variar o seu rumo conforme o local em que tivessem sido colocados. Isso apenas é possível se existir uma forma de detectar a sua posição num dado momento. Depois de mais algumas experiências, os investigadores obtiveram alguns indícios de que essas espécies de lagostas têm aparentemente a capacidade de tirar linhas de posição sucessivas em relação ao pólo magnético, de forma a detectarem a sua posição actual.



A alimentação é variada, incluindo algas, esponjas, briozoários, anelídeos (poliquetas), moluscos, ouriços, crustáceos e, excepcionalmente, peixes. A lagosta pode alimentar-se de bivalves, conseguindo quebrar as suas conchas. Também não desprezam a alimento morto (o que é utilizado pelos pescadores para as atraírem).

Várias espécies de peixes (como o peixe-porco) e cefalópodes (como o polvo) são predadores das lagostas.


PUHHHPÁ GANDA POST!
temos que apoiar os negros e os gays
bjnh fofo po diogo, ganda aperto de mao msm á macho dakeles com bigode e tudo pa tResa