segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O sistema Braille


O Sistema Braille
Utilizado universalmente na leitura e na escrita por pessoas cegas, foi inventado na França por Louis Braille, um jovem cego, reconhecendo-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e integração dos deficientes visuais na sociedade.
O Sistema Braille é um sistema de leitura e escrita táctil que consta de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos. Os seis pontos formam o que convencionou-se chamar de "cela Braille". Para facilitar a sua identificação, os pontos são numerados da seguinte forma:
Em duas colunas;
do alto para baixo, coluna da esquerda: pontos 1-2-3;
do alto para baixo, coluna da direita: pontos 4-5-6.
A diferente disposição desses seis pontos permite a formação de 63 combinações ou símbolos braille.
O sistema Braille é empregado por extenso, isto é, escrevendo-se a palavra, letra por letra, ou de forma abreviada, adotando-se código especiais de abreviaturas para cada língua ou grupo lingüístico. O braille por extenso é denominado grau 1. O grau 2 é a forma abreviada, empregada para representar as conjunções, preposições, pronomes, prefixos, sufixos, grupos de letras que são comumente encontradas nas palavras de uso corrente. A principal razão de seu emprego é reduzir o volume dos livros em braille e permitir o maior rendimento na leitura e na escrita.
O Sistema Braille é de extraordinária universalidade: pode exprimir as diferentes línguas e escritas da Europa, Ásia e da África. Sua principal vantagem, todavia, reside no fato das pessoas cegas poderem facilmente escrever por esse sistema, com o auxílio da reglete e do punção.



Leitura do Braille
A maioria dos leitores cegos lê, de início, com a ponta do dedo indicador de uma das mãos -- esquerda ou direita. Um número determinado de pessoas, entretanto, que não são ambidestras em outras áreas, podem ler o Braille com as duas mãos. Algumas pessoas, ainda, utilizam o dedo médio ou anular, ao invés do indicador.



Fonte : www.bengalalegal.com/sbraille.php



Postado por : Diogo Ferreirinho

1 comentário:

À Descoberta da Baixa Pombalina disse...

oláá!! Gostei imenso dos vossos posts, realmente é um tema que nunca me passaria pela cabeça. Basane alusivo e interessante. Espero que corre bem o vosso projecto. Posso só dar uma opinião? Penso que os posts estão demasiado grandes, ao que o leitor poderá ler na diagonal... mas claro, isto depende do objectivo do trabalho obviamente. Gostei muito sim!

Poderão visitar o nosso blog, acerca da cidade lisboeta. Actualizaremos o blog semanalmente com mais novidades :P

Soraia e Joana
Escola Secundária Amélia ReY Colaço